Projeto Ciranda Grávida

O projeto Ciranda Grávida é uma iniciativa da R.A.M.A., que já contou com vários parceiros (Grupo Permacultural PermaSer, Instituto Social Íris e GAMI - Grupo Afirmativo de Mulheres Independentes), mas que atualmente conta com a parceria da Casa Aho. O projeto visa difundir e estimular na cidade de Natal (RN) a criação de um espaço informativo e lúdico-experimental onde a mulher grávida possa ser amparada, auxiliada e estimulada a tornar-se protagonista de sua gravidez e parto. 

Acreditamos que a assistência ao parto e a formação dos profissionais de saúde estão voltadas para práticas invasivas (muitas vezes desnecessárias) que são desrespeitosas à mulher durante este momento tão importante de sua vida. Na cidade de Natal (RN) contamos com um quadro peculiar, sendo poucas as iniciativas realmente humanizadas. Assim, na tentativa de emponderar (dar poder à) as mulheres à lutar pelo parto que desejam, surgiu este projeto.

O nome Ciranda Grávida remete às brincadeiras da infância, e a necessidade de resgatarmos nossa criança interior, nutrindo-a e deixando-a ser choro e riso, para então permitir-se nascer mãe e mulher madura. Remete à Ciranda de Roda, dança tradicional nordestina, que é canto de voz e remelexo do corpo - de mãos unidas e pés embalados em passos ritmados e sinérgicos; e a necessidade de nós unirmos e nos fortalecermos nesta luta! 

A R.A.M.A. convida você a juntar-se conosco e nos ajudar a tornar este sonho realidade, porque "para mudar o mundo, é preciso primeiro mudar a forma de nascer" (Michel Odent)!



Para saber mais sobre o quê já aconteceu, acessem:
Para saber mais sobre o quê está acontecendo, acessem:

Atualidades Projeto Ciranda Grávida



Nenhum comentário:

Postar um comentário