Ninho de Luara

Assim que chegamos ao Instituto Social Íris, 1 hora antes do começo da Ciranda Grávida, a responsável pelo lugar estava nos esperando para abrirmos o auditório e testarmos os equipamentos. Ela logo me falou sobre um ninho que encontrou quando estava vindo de casa até o local, e me deu o mesmo falando: "Acho que é um bom presságio, né?" Justamente no dia que tínhamos planejado fazer um Ninho (momento que ainda não tínhamos feito com nenhuma das grávidas que frequentaram as cirandas), nos chega de presente um ninho natural, feito por pássaros para proteger e nutrir seus filhotes. 

Geralmente o Ninho realizado em grupos de gestantes objetiva muitas coisas: se despedir da barriga e dá boas-vindas pro bebê desde o útero que o acolhe; nutrir ambos de amor e força pra viver as etapas que estão por vir, etc. O ninho natural que ganhamos de manhã,  representava muito claramente o que queríamos passar pra Luara e seu filho: cuidado, carinho, nutrição, proteção. Queríamos que nossas mãos fossem bálsamos de amor e que eles (mãe e filho) sentissem isto! Como a maioria das mães nas últimas semanas de gestação, Luara estava ansiosa, mas buscando se tranquilizar, e nós queríamos ajudá-la também nisto. 

Mãos, óleo, argila e os olhos de amor de Luara. 

Assim, depois de contactar as ancestrais ao dançar toré, Luara se deitou e todos os presentes, no tempo e forma de cada um, a tocaram, entre argila e óleo de massagem de lavanda. Foram massagens, toques de carinhos, aplicação de argila na barriga pra nutrir seu bebê com o poder deste elemento terra.

Muitas mãos nutrindo 2 corações. 

Quando presenteei Luara com o ninho natural, antes de começarmos a dançar toré, ela chorou, e só depois, quando foi falar sobre as esculturas que havia feito ( 3 pássaros - 2 adultos e 1 filhote), ela nos contou sobre a representação simbólica que este animal tem na vida dela e do seu companheiro. Para ela, era mais uma prova da Vida de que eles estavam dando os passos certos! 

Barriga, argila e umbigo sorrindo! 

Nós da R.A.M.A. estamos felizes e honradas por ter feito parte nem que seja um pouquinho deste história! Boa hora linda Luara!



Nenhum comentário:

Postar um comentário