6 de abr. de 2014

Administração do Rhogam em Natal RN

Como tomar Rhogam depois de um parto Domiciliar em Natal RN, se você e Rh- e o seu companheiro Rh +

Regine Marton MS CNM Midwife Parteira Certificada

 O Prazo limite para tomar Rhogam e de 72 horas pós-parto,

Você vai precisar de duas prescrições o as requisições da sua GO. Uma para  tipagem(saber o Rh do seu bebe) e a outra para o Rhogam. Você so tomara essa injeção se o seu bebe esta Rh+.  Você não precisara tomar Rhogam se o seu bebe esta Rh -.
E se a GO nao quer passar as prescrições antes do parto?
Vários casais tentaram ir a Felipe Camarão para a tipagem do bebe e a injeção, e foram mal recebidos...
Se você tem plano com Papi o com Promater podem tentar ir la depois do parto e pedir porem e provável que vão pedir a vocês de ficarem internados algumas horas pra poder proceder.
Sabemos que toda mulher tem direito ao serviço do SUS tanto no pré-natal parto e pós-parto de acordo com a lei. Normalmente todo PSF teria que ter a possibilidade de poder dar o Rhogam a mulheres que precisam. Porem não e o caso aqui em Natal, e essas dicas vão, eu espero, facilitar a sua caminhada.

Se você não tem plano de saude:
Nao existe ainda em Natal enfermeira podendo tirar sangue do cordão na hora do nascimento pra saber o Rh do bebe e mandar para o laboratório.
Tivemos boas experiências com o laboratório DNA no Tirol aonde você poderá ir e sem prescrição fazer exame de tipagem sanguíneo do seu bebe. Técnicos ajudam e fazem aquilo bem rapidamente na sua presencia. Você pode colocar o seu dedo limpo na boca do bebe pra minimizar o trauma, que ele sugara e ficara calmo durante o procedimento. Custo: 30 reais
O resultado sai no mesmo dia se você perguntar o exame em urgência.
Uma vez com o resultado na mão (baixado na internet no site do DNA Lab.) você poderá ir de novo à sua GO e perguntar a prescrição para o Rhogam se a tipagem deu Rh +.
Tem clinicas privadas de vacinação na cidade que administram Rhogam:
 A AMI clinica de vacinação e uma delas e tem 2 centros; no Tirol e no Mirassol: o custo da administração do Rhogam e de  321 RS, podendo parcelar em três vezes.
Se você tem  um plano de saúde, você, e depois da tipagem feita ,   você pode perguntar a prescrição  a sua GO e proceder da mesma maneira com a requisição.

Se vocês tem perguntas ou  comentários sejam bem vindos!!

Um comentário:

  1. Eu tiver minha filha vai fazer um meis ainda ñ tumei esa engeção eu posso tuma ainda ?

    ResponderExcluir